Armazenamento e validade:





 A ausência da umidade e das impurezas do leite no ghee torna a armazenagem completamente estável, ou seja, o ghee não se decompõe e não precisa ser armazenado sob refrigeração, se bem apurado e colocado num recipiente  limpo e bem seco. Segundo o Ayurveda, o ghee é como o vinho, quanto mais tempo ficar armazenado, melhor e mais medicinal ele será.


Validade:

Em recipiente fechado: em recipiente bem fechado, sem ser aberto, o ghee pode ser guardado em temperatura ambiente por até dois anos, desde que seja armazenado em local fresco e escuro. Em um ambiente fresco e escuro, ele pode ser guardado por décadas.

Depois de aberto: depois de aberto, longe da luz, armazenado em local fresco e escuro, pode ser consumido em três meses ou até mais tempo. Se o aroma e o sabor estão normais, adocicados, e o ghee continua amaralinho, ele pode ser consumido tranquilamente.


Armazenamento:

Como aproveitar o ghee que foi comprado em grande quantidade: se você comprou um pote grande de ghee, para melhor conservá-lo, você pode transferir uma parte do ghee para um pote de vidro menor. O pote menor deve ser de preferência um pote de vidro, deve estar limpo e seco, e a colher que for utilizada para transferir o ghee também deve estar limpa e seca. Use o ghee do pote pequeno, e o pote grande, guarde em um local fresco e escuro. O pote pequeno também deve ser armazenado em local fresco e escuro. Só abra o pote grande para transferir ghee para o pote menor.

Como manusear o ghee depois de aberto:
Use sempre uma colher limpa e seca. Mantenha o pote de ghee sempre fechado. Não deixe qualquer umidade entrar no frasco. A umidade pode promover bactérias e estragar o ghee.

Textura:
Em dias quentes, o ghee pode ficar granulado. Esta textura granulada mostra que este ghee foi bem preparado e que está bem apurado. 
Depois de pronto, quando o ghee esfria em temperatura ambiente, ele adquire uma textura granulada.

Esta é uma textura adorável é intencional, e de modo algum é um defeito no produto. Quando o ghee for aquecido, ou usado sobre uma comida quente, esta textura granulada desaparece muito rapidamente.
A textura e a cor variam conforme a temperatura do ambiente e a qualidade da manteiga. 



Nos tempos antigos, quem tinha grandes estoques de ghee possuía ouro líquido. As famílias indianas guardavam ghee de uma geração para a outra.



#ayurveda #ghee #dosha #vatta #pitta #kapha #alimentação #saúde #bem estar #gordura #saudável #manteiga #purificada #armazenamento #validade




2 comentários: