Cuidados necessários na produção do ghee para garantir a qualidade de um ghee medicinal:




Não basta comprar qualquer manteiga, colocar em qualquer panela, ferver em fogo "baixo" até a espuma do leite subir e retirar, ou deixar o resíduo da espuma afundar e depois coar.

É necessário ter uma série de cuidados para fazer um ghee de qualidade, para que aquela manteiga que se espera ser medicinal esteja realmente nutrindo o nosso organismo.

A manteiga deve ser pura, não deve conter conservantes, e de preferência, deve ser orgânica, de vacas que se alimentam de pasto.

Não compre manteiga industrializada em supermercados, estas manteigas são de baixíssima qualidade e já contém vários conservantes. Procure comprar a sua manteiga em feiras orgânicas ou de produtores que você conhece ou sabe de que maneira eles cuidam das vaquinhas.

O ghee deve ser preparado em panelas de aço inoxidável (inox), com fundo triplo (para o seu cozimento ser lento e uniforme) e em fogo muito baixo. O cozimento do ghee deve ser feito de forma muito lenta.

Quanto mais lento for o processo, mais lactose e impurezas conseguimos retirar da manteiga.

Não devemos usar utensílios de alumínio ou plástico para mexer, coar, ou armazenar o ghee para não contaminá-lo com resíduos tóxicos destes materiais.

Na hora de coar o ghee, devemos usar um pano de algodão muito limpo e esterilizado com álcool de cereais ou um coador de café descartável. Todos os utensílios utilizados no processo devem ser limpos e esterilizados.

O ghee deve ser envazado em potes de vidro, e o vidro deve ser bem lacrado.

Cerifique-se que o ghee que você consome é produzido com estes cuidados.








#manteiga #ghee #purificada #ayurveda #doshas #vata #pitta #kapha #onde #comprar #onde #encontrar #porto #alegre #rio #grande #do #sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário